Em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, a Secretaria de Educação de Navegantes iniciou, nesta quarta-feira, a distribuição de aproximadamente 800 títulos da literatura infantojuvenil para escolas da rede municipal de ensino. São títulos da literatura infantil clássica e contemporânea destinados ao acervo das unidades para os ensinos infantil e fundamental.
A iniciativa busca aproveitar a data para estimular os alunos à leitura. Adaptados para diferentes idades, fases de desenvolvimento e aprendizado, os livros têm propostas diversificadas, se considerados individualmente. No seu conjunto, porém, a ideia é uma só: despertar a curiosidade pelo conhecimento e fazer dela um hábito que vai além das tarefas escolares.
Os livros destinados à educação infantil proporcionam experiências sensoriais, com páginas ilustradas e atrativas, repletas de interatividade, texturas e sons. As propostas de reflexão e lições são apresentadas ao pequeno leitor, ao fim de cada história, com a singeleza e a leveza típicas da infância.
Outros títulos exploram a língua portuguesa, e até mesmo a temida matemática, de maneira divertida e de fácil compreensão, enquanto certos exemplares estimulam a preservação do meio ambiente, por exemplo, e o cuidado com os animais. Dentre os temas, estão a diversidade da fauna e da flora, valores como fidelidade, amor e respeito, e a expressão de emoções, em histórias cheias de sensibilidade.
Para os leitores um pouco maiores, do ensino fundamental, há os livros que lhes apresentam clássicos da literatura mundial. É o caso de “Vinte mil léguas submarinas”, que explora a imaginação com o relato das aventuras do capitão Nemo e sua corajosa tripulação no oceano profundo. “O Pequeno Príncipe”, por sua vez, é uma leitura que aborda perspectivas de ver o mundo e a convivência com indivíduos de diferentes personalidades.
Segundo a secretária de educação, Natally Oliveira, a distribuição dos livros é mais um passo para o aprimoramento do ensino em Navegantes. “A leitura estimula a criatividade e melhora os níveis de concentração. Ao fazermos dela um hábito desde a infância, certamente formamos adultos com maior senso crítico, capacidade de comunicação, riqueza vocabular e mais acesso ao conhecimento e cultura”, avalia a titular da pasta.
Imagem: Prefeitura de Navegantes