Prefeitura de Navegantes pede autorização ao Ministério Público Federal para realizar poda da restinga

Uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Navegantes, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar participou de uma reunião no Ministério Público Federal (MPF), em Itajaí, para solicitar a autorização para poda da altura da restinga e também retirada de espécies invasoras na orla navegantina.
O vice-prefeito de Navegantes, Ricardo Muniz Ventura, avalia a agenda como muito positiva, com o órgão federal se demonstrando aberto para a proposta. “Vamos providenciar a documentação solicitada pelo MPF, com o detalhamento da realidade envolvendo a restinga, para a liberação da poda. Essa ação, um pedido da comunidade de Navegantes, vai garantir mais segurança a quem frequenta a praia, por isso é tão necessária”, detalha. “Queremos fazer um corte para regular a altura da vegetação, com o devido plano de manejo, sem degradar o meio ambiente”, complementa.
O encontro foi motivado pela incidência de pessoas em situação de rua abrigadas na restinga do município, o que tem causado insegurança nos frequentadores da praia, incluindo casos de assédio e violência, com tentativas de abuso contra mulheres. A restinga, em alguns locais, já chega a seis metros de altura.
“Por se tratar de uma área sob preservação ambiental e pertencente à União, a diminuição da altura da restinga só pode ser feita com a anuência do MPF e do Governo Federal, caso contrário, o município e seus gestores podem ser responsabilizados”, explica o superintendente do IAN, Diego Dias.
Participaram do encontro, além do vice-prefeito, o procurador-geral do município, Rodrigo Sabino; o secretário de Turismo e gestor de praias do Projeto Orla, Luciano Maibuk; o superintendente do IAN, Diego Dias; o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Bento; o promotor do MPF, Mário Sérgio Ghannagé Barbosa; além de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
.
.
Imagem: Prefeitura de Navegantes