A Secretaria Municipal de Saúde de Penha, iniciou as atividades do programa de Equoterapia no município. O método terapêutico é através do contato com o cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial. De acordo com o secretário de saúde de Penha, Rodrigo Renan Medeiros, o programa de Equoterapia é um avanço significativo nos serviços de saúde ofertados no município.
“A Equoterapia é algo que vai proporcionar mudanças emblemáticas no município, porque vamos atender pacientes que realmente precisam, como aqueles com grau de autismo elevado, paraplégicos, pacientes com algum membro amputado ou que teve traumatismo craniano, trazendo mobilidade para esse paciente”, disse.
Para participar do programa de Equoterapia de Penha, os pacientes devem ser encaminhados à rede pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Amigos do Autista (AMA), entre outros.
A terapia utiliza a presença do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar na área da saúde, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A empresa que venceu a licitação para prestar o serviço começará a receber os pagamentos somente em janeiro do próximo ano, por esta razão, segundo o que os vereadores de Penha comentaram na Sessão na noite desta segunda-feira, o proprietário da empresa está contando com ajuda da população com rações para poder alimentar os animais e trabalhar até receber o primeiro pagamento. Quem puder colaborar, as aulas são ministradas no local da realização da Festa do Marisco, na Praia Alegre.
Imagem: Regiane Capraro