A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, realizou na última semana uma ação para pessoas em situação de rua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ao longo do dia, as equipes do CREAS e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), fizeram a triagem médica, com testes rápidos, além de palestra, corte de cabelo e barba e alimentação reforçada.
O Secretário de Assistência Social, Sérgio Mello, explica um pouco mais da ação, que busca conhecer a real necessidade de cada um e posteriormente dar os encaminhamentos adequados. “A ideia é identificar essas pessoas e melhorar a qualidade de vida delas. No dia, eles puderam se alimentar e se higienizar, passando também pela psicóloga e assistente social, que puderam conhecer cada um. Durante o atendimento foi possível conhecer sobre a família, cidade de origem e em alguns casos, necessidade de internação para tratamento de vício de drogas ou álcool”, pontua.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, reforça a atuação do quadro multidisciplinar no CAPS composto por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nessas abordagens. “As secretarias estudam em conjunto medidas de atendimento humanitário para essas pessoas, visando acompanhar mais de perto e estando pronto para atendê-los quando for possível”, finaliza.
Imagem: Prefeitura de Penha