A Prefeitura de Penha se manifestou na noite deste domingo (09) sobre as ações a serem tomadas frente a preocupação de pais e estudantes da cidade, a partir do ataque ocorrido a uma creche na última quarta-feira (05), quando um homem adentrou ao local e tirou a vida de quatro crianças. Através do prefeito Aquiles, a prefeitura informa ter definido algumas estratégias. Segundo o prefeito, um aviso de licitação foi publicação no Diário Oficial dos Municípios no dia 29 de março para ampliar o monitoramento no município de Penha, licitação esta que ocorrerá no dia 14.
Além disso, uma base será montada nesta segunda-feira (10) em frente à Escola Rubens João de Souza. “E se tudo correr bem, haverá um totem de segurança em frente a cada escola da cidade, por onde será possível acompanhar via aplicativo, imagens em tempo real da escola”, afirmou Aquiles.
Ainda segundo as informações oficiais, a Secretaria de Educação está desenvolvendo um cronograma juntamente do setor de Planejamento para avaliar a implantação de cercas, ampliação de muros e outras ações no aspecto estrutural.
Nesta semana, a Secretaria de Administração e Finanças lançará ma licitação para contratar uma empresa especializada em segurança, visando colocar um vigilante em cada unidade escolar do município. A Câmara de Vereadores de Penha também será aciona para votar em regime de urgência, um Projeto de Lei para a criação da Secretaria de Segurança Pública. Através da Secretaria, serão contratados e efetivados agentes de segurança pública municipal
Por fim, no período em que os processos licitatórios acontecem, os pais poderão deixar seus filhos em casa, e todas as faltas serão justificadas. No entanto, a Secretaria de Educação promete todo um aparato para que os pais se sintam tranquilos em deixar seus filhos na escola.
Polícia Civil, Polícia Militar, bombeiros e departamento de trânsito estarão fazendo rondas pelas escolas do município em uma força-tarefa, até a implantação dos serviços de segurança.
Imagem: arquivo / Prefeitura de Penha