Três dias após as intensas chuvas que causaram prejuízos a moradores e ao sistema viário municipal, as equipes da Força-Tarefa da Prefeitura de Penha conseguiram restabelecer a ordem – especialmente por conta do aumento de veranistas e turistas que se intensificará a partir desta sexta-feira (23). As praias da cidade agora são o alvo da Força-Tarefa, uma vez que por conta do mar agitado, muitos entulhos acabaram sendo trazidos pelas ondas – e que estão sendo retirados pelas equipes.
Seis equipes atuam na limpeza e somente nesta sexta-feira, já recolheram mais de vinte caminhões caçambas de sujeira. Além da limpeza das praias, a coleta de lixo já foi normalizada assim como o sistema de distribuição de água potável. As sete equipes da Força-Tarefa – composta por caminhões, escavadeiras, patrolas e dezenas de homens – atuaram em regime de plantão em todos os bairros ao longo dos últimos dias.
Os três primeiros dias de limpeza renderam a coleta de três mil quilos de entulhos – entre barro e móveis perdidos. O Governo Municipal estima que ainda serão necessários cerca de doze dias de trabalho – que renderam a injeção financeira de, estimados, R$ 2 milhões em maquinário, mão de obra e material para recuperas as vias. O município, por decreto, está em situação de emergência.
“Em tempo recorde, conseguimos equalizar as situações de maior estrago. As praias estão em atenção especial nesse momento e assim receberão ao longo dos próximos meses. Penha tem os atrativos naturais em seu DNA atrativo e precisamos mantê-los em plenas condições de uso. Penha foi uma das cidades mais afetadas do estado e conseguimos dar uma resposta imediata à nossa população, ao nosso município. Os trabalhos ainda seguem, mas temos plenas condições de dar o start na temporada de verão”, afirmou o prefeito Aquiles.
Imagem: Prefeitura de Penha