Prefeitura e SESC promovem “Festival da Saúde” neste sábado, dia 30


PUBLICIDADE

Acontece neste sábado, dia 30, o encerramento da campanha “Novembro Azul” na cidade de Penha, com a realização do “Festival da Saúde”. O evento acontecerá durante a manhã e tarde no Ginásio do SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Na programação haverá testes rápidos de doenças DST e AIDS, avaliação física, controle de PA, HGTI e diabetes, além de rodas de conversa e orientação com nutricionista, e palestras: a primeira às 10 horas com a psicóloga Liliane, e a segunda às 15 horas, com o enfermeiro Juliano Lançana.

 

 

Também haverá atividades recreativas, com torneio de futsal e área kids em volta do ginásio (se não chover). O evento é um promoção da Prefeitura de Penha, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o SESC, e apoio da Academia Friendsift e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Novembro Azul é uma campanha é desenvolvida mundialmente com objetivo de conscientizar homens a cuidarem melhor de sua saúde, fazerem exames preventivos, principalmente em relação ao câncer de próstata e outras doenças exclusivas do gênero masculino. No Brasil, a expectativa de vida do homem atualmente é sete anos a menos que as mulheres. Isso decorre de vários fatores, desde genéticos a hormonais, mas as pesquisas também apontam que a falta de cuidado com a saúde é um dos principais fatores. “As mulheres entre 16 e 60 anos vão ao médico mais frequentemente do que os homens da mesma idade em diversos países”, aponta a secretária de saúde de Penha, Regiane Basso.

Durante toda a semana que passou, a secretaria de saúde esteve realizando palestras nas unidades básicas de saúde, com objetivo de conscientizar homens sobre os cuidados preventivos sobre sua saúde. “Pela maioria dos funcionários da saúde ser de mulheres, muitas vezes o homem se sente pouco à vontade no espaço. Durante a campanha buscamos criar um ambiente mais confortável, onde o público masculino ficasse mais a vontade pra buscar orientação e fazer perguntas”, explica o enfermeiro Juliano Lançana, especialista em saúde do homem.