Cenas como a do vídeo que ilustra esta publicação podem estar com os dias contados em Penha. Isto porque a prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores de Penha nesta terça-feira (03), o Projeto de Lei nº14/2023 que autoriza o poder executivo municipal a criar a Secretaria de Trânsito de Penha (SetranPen) e o Projeto de Lei nº15/2023 que cria o cargo de agente de trânsito. O projeto agora aguarda a aprovação dos vereadores para que possa ser sancionado.
Jéssica Prado, atual gerente do DetranPen, destaca os demais pontos positivos da criação da Secretaria: “com o trabalho especializado conseguiremos ter autonomia, ampliar a frota de viaturas e do serviço ostensivo. Pedimos o apoio dos parlamentares para aprovação do Projeto para que possamos melhorar ainda mais o trânsito na nossa cidade”.
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa explica que a ação visa organizar a cidade diante do desenvolvimento acelerado e da aproximação da alta temporada. Segundo ele, regiões como a Avenida Alfredo Brunetti, Prainha de São Miguel, Praia Grande, Poá e Alegre, precisam de atenção redobrada e organização no verão: “o Departamento de Trânsito (Detranpen) realiza um excelente trabalho, avançando na sinalização vertical e horizontal, mas ainda não é o suficiente. Temos pontos crônicos em algumas regiões e precisamos dar condições efetivas de fazer o trabalho para organizar melhor o trânsito, ter um agente de trânsito que possa fiscalizar, abordar, e até rebocar os carros se for necessário”.
Imagem: Prefeitura de Penha