Prefeitura protocola na Câmara, Projeto de Lei para contratação emergencial de segurança armada nas escolas de Penha


PUBLICIDADE

Visando a segurança dos alunos, pais e professores, o Governo Municipal de Penha protocolou nesta sexta-feira (14), na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei para contratação emergencial de segurança armada para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os encaminhamentos foram feitos através do Gabinete de Crise criado para tratativas sobre a pauta de segurança escolar.

Segundo a prefeitura, a decisão da segurança armada nas escolas vem para atender os anseios da comunidade escolar, dos pais e dos alunos que estão muito preocupados e com medo. “Estamos com o Gabinete de Crise em alerta 24 horas, com as rondas preventivas intensificadas e apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, além do auxílio do DetranPen na organização do trânsito. Precisamos aguardar a liberação dos Vereadores para dar continuidade nesta medida”, afirma o prefeito Aquiles.

Visando melhorar ainda mais a segurança nas escolas, o município de Penha adotou também o botão de pânico na Escola Rubens João de Souza. O botão está inicialmente em fase de testes na unidade escolar e seguirá para implementação em todas as demais unidades escolares do município. Assim que ativada, a ferramenta repassa o alerta ao CIOPS e às forças de segurança, alertando imediatamente sobre a ocorrência.

Base de Monitoramento

Além das ações já anunciadas na última semana, como a intensificação das rondas, contratação de vigilantes e criação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, uma base de monitoramento foi montada em frente à Escola Rubens João de Souza, no Centro de Penha, na segunda-feira, dia 10.

O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca a medida de segurança implantada de maneira rápida, com apoio do DetranPen e Polícia Militar. A demanda precisava ser colocada em prática de maneira rápida, ainda na segunda-feira, e foi o que aconteceu. A Escola Rubens João de Souza é a base da Urbanii, empresa que já prestava esse serviço ao município. A empresa também tem carros que circula durante todo o dia monitorando todas as outras unidades escolares, explica.

Aquiles explica também que a base de monitoramento é ligada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que possui mais de 200 câmeras disponíveis para acesso às Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. “O município já possui o projeto “Penha Conecta”, onde está o CIOPS, e abriga o maior sistema de monitoramento por câmeras do município, com objetivo de trazer mais segurança para a população e rapidez na resolução de crimes pela Polícia Militar e Civil”, completa.

Além das câmeras de monitoramento do CIOPS, Penha possui outras 10 câmeras de alta resolução implantadas pelo Governo do Estado – que estão instaladas no Batalhão da Polícia Militar.

A Secretária de Educação de Penha, Thyrciane Santana, ressalta ainda o trabalho diário das equipes. “Estamos em contato diário com as diretoras das unidades escolares e atentos durante todo o dia caso algo aconteça, além do apoio total das forças de segurança. A ideia é que tenha, muito em breve, um totem de segurança em frente a cada escola da cidade, no qual será possível acompanhar via aplicativo as imagens em tempo real da escola”, pontua.

 

Imagem: Prefeitura de Penha