Preservação da orla poderá colocar Navegantes em seleto grupo de sustentabilidade internacional


PUBLICIDADE

Uma equipe formada através das secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além da parceria com o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), trabalha desde março deste ano na busca por uma certificação internacional inédita para Navegantes, realizada pelo Programa Awards & Certification da Organização holandesa Green Destinations (TOP 100).

Navegantes participa com a história de boas práticas, através do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.

A Conferência Green Destinations 2023 acontecerá de 8 a 10 de outubro, em Tallinn, na Estônia. Na ocasião, será divulgado o resultado dos 100 melhores destinos em todo o mundo. O Programa DEL Turismo já conquistou cases de sucesso com outras cidades catarinenses, a exemplo de Bombinhas, Treze Tílias, Orleans e Itá, sendo reconhecidas internacionalmente. A pretensão é fazer com que Navegantes também entre nesse grupo seleto de gestão turística sustentável.

Recuperação da Orla

O município tem boas chances de conseguir a certificação diante da preservação da orla de sua praia, que iniciou com o processo de retirada das construções em áreas não edificantes e substituição das plantas exóticas por vegetação nativa, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado em novembro de 2002.

Desde então, o município vem executando a recuperação ambiental da área de preservação permanente, por meio de projetos que ajudaram a conter a compactação da areia e trazer de volta a vegetação nativa fixadora e reformulação das dunas na orla — o que contribuiu em conter o avanço do mar — com grande sucesso no Centro, além de colocação de passarelas ecológicas que evitam a degradação da vegetação e dunas, com foco na sustentabilidade.

O que é Green Destinations?

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. O Programa de Certificação ‘Awards & Certification’ está dentro dos serviços da organização e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

O que é DEL Turismo?

O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e duradoura, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes.

 

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes