A chuva forte deve marcar presença em Penha e região durante este fim de semana. Nesta sexta-feira(12), a previsão é de apenas 10mm de precipitação para a cidade, enquanto o risco de inundações é alto nos municípios do Alto Vale do Itajaí. Nas demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí, os níveis de atenção para inundações devem ser atingidos, com risco alto de alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo, no mapa.
O Planalto, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis estão com risco elevado de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o final de semana. As outras regiões de Santa Catarina estão em estado de observação devido à fragilidade do solo.
No sábado(13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina trará as chuvas intensas e volumosas ao estado. As precipitações devem começar na manhã, intensificando-se entre a tarde e a noite, e se estendendo até a manhã de domingo(14). O sistema deve se afastar para o mar no decorrer do domingo, diminuindo a intensidade das chuvas em todo o estado. Para o sábado, está previsto a queda de 40mm sobre Penha, seguido por 30mm no domingo. Para este dois dias, a previsão do tempo indica temperaturas mínimas de 13° e máximas de até 17°C.
O sol deve surgir entre nuvens na segunda-feira(15), quando há previsão de apenas 8mm de chuva. A terça-feira(16) deverá ter o sol mais presente, sem condições para chuva neste dia, o que deve se manter pelo restante da semana.
Recomendações:
– Proteção: Use roupas adequadas e mantenha-se agasalhado, especialmente durante as noites e madrugadas.
– Aquecimento: Verifique o funcionamento de aquecedores e tome cuidado com o uso de fogões a lenha ou gás para evitar acidentes.
– Animais: Garanta abrigo adequado para animais de estimação.
– Saúde: Cuide de sua saúde, evitando a exposição prolongada ao frio e hidratando-se adequadamente.
– Trânsito: Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas, especialmente nas regiões serranas.