As fortes rajadas de vento devem persistir até quinta-feira (05) na região do litoral Norte, de acordo com o boletim da Defesa Civil do Estado publicado hoje. O ciclone extratropical que se forma e atua entre o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ocasionará ventos de moderada a forte intensidade e rajadas fortes no litoral até amanhã, onde os ventos podem ultrapassar os 80 km/h. Na região, o risco para a ocorrência relacionadas às fortes rajadas de vento é alto.
Nesta quarta-feira a chuva intensa e volumosa, entretanto, deve parar ainda durante a madrugada. Segundo a Epagri/Ciram, a região iniciará a quinta-feira com o céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. As temperaturas previstas ficam entre 18ºC (mínima) e 23ºC (máxima).
Além disso, até sexta-feira (06), o mar fica agitado, com altura das ondas ficando entre 2 metros e 3 metros. Na região, o risco para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca é moderado. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 (ligação gratuita). Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo número 193. Os Bombeiros Voluntários também atendem por meio do telefone 3345-1001.
Recomendações
Para se proteger de ventos fortes, busque um local abrigado, mantenha-se distante das janelas, fique longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Em caso de mar agitado, evite a navegação, a atividade de pesca, tomar banho de mar ou praticar esportes náuticos, caminhar ou pedalar na orla.