Chuvas volumosas já estão atingindo o Rio Grande de Sul nesta quarta-feira, e seguem rumo à Santa Catarina. A chuva se origina no avanço de uma frente fria vinda do Sul que favorece o desenvolvimento de instabilidades desde o estado gaúcho até chegar no Paraná, amanhã, quinta-feira.
Em Santa Catarina as chuvas já chegaram na divisa no final da manhã desta quarta-feira e entre a tarde e à noite, ocorrerá na forma de temporais, passando a apresentar maior intensidade e volumes mais significativos.
Conforme a o Clima Tempo e Defesa Civil de Santa Catarina, amanhã (quinta, 18) o sistema seguirá atuando sobre o estado, mantendo a condição de chuva intensa e volumosa, sobretudo do Centro – onde as rajadas de vento deverão chegar a 70 km/h – ao Leste catarinense, onde espera-se uma precipitação de 45mm.
O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos na área em laranja e moderado na área em amarelo do mapa. Há potencial para temporais e são esperados grandes volumes acumulados, com risco de alagamentos e/ou enchentes e alta incidência de descargas atmosféricas.