O Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro de Balneário Piçarras, está passando por reformas internas que buscam melhorar sua infraestrutura. As obras foram divididas em três etapas: telhado, requalificação da estrutura física e a colocação do piso modular esportivo em polipropileno. O local abriga a sede da Secretaria de Esportes e Lazer, das Escolas de Esportes e da Banda Municipal.
“O Ginásio Aurélio é o principal equipamento esportivo da nossa cidade. As obras buscam adequá-lo para a nossa realidade atual, reforçando a estrutura física, melhorando divisórias internas, trazendo uma nova e moderna quadra para a prática de esportes e sanando antigos problemas do local”, explicou o Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Manoel Santos.
O projeto da reforma foi feito pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí e a contratação das empresas que atuam na obra foi feita através de processo licitatório de menor preço global. No telhado, a empresa Aman Manta Asfáltica LTDA está fazendo a impermeabilização, com a aplicação da manta asfáltica, que busca tornar a cobertura da edificação mais resistente às ações do clima, promovendo o isolamento térmico e evitando infiltrações.
Já a requalificação da estrutura física, ficou com a empresa VJ Comércio de Materiais de Construção e Serviços EIRELI, que atua no reforço da estrutura, melhoria das divisões internas do espaço, revestimento cerâmico em paredes internas, novas portas e janelas, colocação de forro em PVC, pintura interna e externa e a colocação de novas placas de identificação.
“A melhoria nas divisões físicas do Ginásio busca oferecer maior segurança e comodidade para os mais de mil alunos/atletas das Escolas de Esportes e aos participantes da Banda Municipal, que utilizam o local para guardar equipamentos e realizar os treinos e ensaios, respectivamente”, pontuou Fernando.
A nova quadra de piso modular esportivo é fabricada em polipropileno – plástico altamente resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos. O material será instalado sobre uma manta de polietileno, que aumenta o amortecimento da quadra, permitindo a prática de esporte de alto impacto, garantindo uma boa acústica ao local. A colocação do piso será feita pela Construtora Possamai LTDA ME.
Ao todo, a reforma terá custo de R$ 280.053,12, com aporte do Governo do Estado, através de convênio firmado com a Federação Catarinense de Esporte (FESPORTE), no valor de R$ 69.600 e o restante de recursos próprios do município. O prazo para a conclusão da obra é de mais cerca de 30 dias.