O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Piçarras (Procon) busca conscientizar a população da terceira idade do município. Na última terça-feira, 12, o departamento realizou uma palestra para cerca de 150 membros da Associação de Aposentados e Pensionistas de Balneário Piçarras (AAPP).
O Procon municipal registra um alto índice de reclamações sobre empréstimos consignados indevidos, prática que tem aposentados e semianalfabetos como público alvo devido à falta de instrução. Em 2021, a temática ocupou o primero lugar nas reclamações gerais registradas pelo Procon, com 17%, seguido da telefonia, com 13%. Neste ano, o empréstimo consignado se mantém a frente, com 18% do total de reclamações.
Aposentados e pensionistas podem acessar o site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo link: www.meu.inss.gov.br. Na aba, o cidadão pode realizar o cadastro de forma segura e ativar o bloqueio de empréstimos, ferramenta eficiente para evitar golpes.
“A palestra resultou em cinco atendimentos do Procon, de pessoas que vieram pedir instruções para acessar o site para bloquear a opção de empréstimo. Como a rotatividade de pessoas da associação é grande, serão realizadas outras palestras no local”, destaca o diretor do Procon de Balneário Piçarras, Karlon Ferreira de Paula.
Enganar idoso é crime
O Estatuto do Idoso, regulamentado pela Lei 10.741/2003, determina que a apropriação indébita de bens de pessoas idosas é crime, punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras