O Penha Online recebeu imagens vindas da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, da localidade do Mariscal, Penha. Pais de alunos e os próprios professores fizeram contato para mostrar o que o professor Paulo Sérgio vem promovendo desde o ataque à creche de Blumenau, que ceifou a vida de quatro crianças em 05 de abril deste ano. Professor de educação física na unidade escolar, todas as manhãs recebe os estudantes no portão, de forma pra lá de bem-humorada. Com música, perucas e muitos abraços, o professor Paulo tem feito a diferença desde então, e o Penha Online foi até lá conferir de perto essa alegria toda. Confira a reportagem completa no vídeo abaixo, ao final da matéria.
A Maria Branco, diretora da unidade escolar, que falou em vídeo sobre o professor Paulo Sergio, aproveitou para contar um pouco sobre a escola: “somos muito privilegiados por termos esse profissional da escola. Nossa escola é diferenciada por ser a única unidade em período integral do município, as aulas iniciam às 7:30h e vão até às 15h. Então além das disciplinas de currículo base, ela também tem as oficinas. Ao longo do ano viemos conquistando algumas premiações através de alguns trabalhos desenvolvidos na oficina, e o mais recente foi um evento de robótica em Joinville. Estamos passando por um ano muito feliz aqui”, disse ela.
Já o professor Sandro Silva, que também elogiou no vídeo o trabalho do colega Paulo Sergio, igualmente aproveitou da presença do Penha Online para relatar o trabalho em conjunto realizado na escola: “vale lembrar também que há um conjunto de ações esse ano, que criamos aqui na escola. Um pouco antes do ataque de Blumenau, a gente já vinha empreendendo ações, um conjunto de estratégias para deixar a escola mais feliz. Assim temos o professor Paulo, tem o outro professor Paulo que criou com as crianças um projeto de grafite no muro, onde as próprias crianças pensaram nos desenhos, botaram a mão na massa, lixaram o muro, depois desenharam o contorno e pintaram. Temos também o teatro, as crianças fazem questão de ficar até às 17h no teatro participando, tem capoeira, tem o trabalho de xadrez em que temos alguns campeões, temos trabalho de escola de futebol de salão onde o professor vem até no sábado, e outras atividades. Então temos uma série de trabalhos extras que deixou a escola do Mariscal mais feliz. Hoje a criançada se reconhece, tem pertencimento na escola e isso tem mudado no pedagógico, tem mudado nos resultados das avaliações, nos resultados do cotidiano, na convivência, há um respeito, relações de cidadania estão se construindo, é um processo devagar na prática, mas se construindo cotidianamente. E o trabalho do professor Paulo Sérgio tem ajudado muito nisso”, afirmou Sandro.
O professor Paulo Sérgio também fez questão de elogiar a unidade escolar: “a escola também está sempre projetando uma coisa melhor para as crianças, pra gente diminuir um pouco a questão da violência dentro da escola, então temos várias oficinas que contribuem pra isso, são esportes, jogos, e essa questão do portão com a peruca é mais uma ação pra somar nesse mundo em que a gente precisa trazer as crianças pra escola de uma maneira diferente, para que eles se sintam seguros e felizes”, disse. Na Semana das Crianças, a Raquel, uma mãe de alunos, chegou a se vestir de Mario Bros para ampliar a diversão da criançada. Confira a matéria abaixo.
.