Profissionais da Saúde de Penha participam de curso sobre ressuscitação cardiopulmonar


PUBLICIDADE

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Rede Municipal de Saúde de Penha participaram nos dias 9 e 10 de uma atualização de conhecimentos sobre ‘‘Ressuscitação cardiopulmonar”. Professores do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ministraram os trabalhos.

“É a constante atualização dos conhecimentos que fazem a diferenciação entre os profissionais – ainda em uma situação tão importante quanto a do salvamento, a manutenção de uma vida”, explica a enfermeira responsável pela Educação Permanente em Saúde da Secretaria, Elenir Francioni.

A mestre em enfermagem, a enfermeira Ivanda Macedo, e o mestre e doutorando em enfermagem, Adriano da Silva Acosta, coordenaram as lições à 60 profissionais da rede municipal. “Foi uma capacitação bastante didática, dividida em momentos de teoria e prática com bonecos realistas”, reforça o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

A enfermeira responsável pela Atenção Básica de Penha, Daiane Massaroli, explicou que a “reanimação cardiopulmonar ou reanimação cardiorrespiratória é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para. Por conta de sua complexidade, os conhecimentos atualizados são cruciais para um resultado eficaz”.

 

Imagem: Prefeitura de Penha