O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Penha realiza nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados, uma ação de conscientização nos três cemitérios municipais. O trabalho será voltado a orientar as pessoas sobre os vasos adequados que devem ser mantidos nos túmulos, com intuito de ajudar no controle do Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika.
“Como é um dia de grande movimentação nos cemitérios, vamos aproveitar para conversar com as pessoas e orientar sobre questões simples de como prevenir o surgimento ou proliferação do Aedes”, explica o Fiscal de Vigilância Sanitária e coordenador do Programa, Alexandre Deolindo. Até o momento, são 1.165 focos larvários positivos na cidade, com 136 casos positivos da doença (121 autóctones e 15 importados).
O trabalho também vai ao encontro de aproximar os agentes endêmicos da sociedade – uma vez que eles vêm relatando dificuldades em realizar as visitas domiciliares de fiscalização na tentativa de conter o avanço do mosquito Aedes. Segundo o coordenador do trabalho, muitos moradores não têm autorizado o acesso ao pátio da residência para o monitoramento mais minucioso.
“Talvez por receio algum receio, não sabemos. Por isso, vamos ampliar a publicidade sobre a equipe de endemias, buscando a confiança da população para que possamos realizar um trabalho ainda mais estratégico no controle ao Aedes”, finaliza Alexandre. Os agentes estão identificados por coletes na cor verde, camisetas verdes e azuis e crachás do Governo Municipal. No site da Prefeitura (www.penha.atende.net), está o organograma dos agentes que atuam no Programa.
Imagem: Prefeitura de Penha