Programa “De olho no óleo” amplia os pontos de coleta óleo de cozinha usado em Penha


PUBLICIDADE

O programa de Olho no Óleo continua avançando quando o assunto é sustentabilidade em Penha e amplia sua rede de pontos de coleta de óleo de cozinha usado. Agora os pontos são na sede da concessionária Águas de Penha (Avenida Eugenio Krause, n° 152), na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Rua Erechim, n° 215), e na Praia do São Miguel, no quiosque do Havaí.

A ação é uma iniciativa da concessionária Águas de Penha e da Rede Sustentável – grupo que reúne instituições do município que estão somando forças para promover o bem – com o apoio do Instituto de Meio Ambiente (Imap). Além dos benefícios para o meio ambiente, a iniciativa também contribui com a APAE, entidade que faz parte da Rede Sustentável.

Maria Rosa Recalde, analista de responsabilidade social da Águas de Penha, explica que jogar o óleo vegetal de cozinha no ralo da pia é uma prática relativamente comum, mas que traz prejuízo ao meio ambiente e até ao sistema de esgotamento sanitário. A concessionária fornece recipientes (bombonas) para os estabelecimentos comerciais interessados em participar da campanha. “O objetivo é oferecer soluções corretas de descarte e impedir a eliminação irregular do produto e promover o bem-comum no município”, completa Maria Rosa.

Como fazer o descarte correto do óleo:

1) Filtre o óleo: após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa De Olho no Óleo.

 

Imagem: videezy.com / vecteezy.com / pixabay.com