Programa “Ouvir Penha” inicia nova fase de entrega dos aparelhos auditivos


PUBLICIDADE

O Programa Ouvir Penha, da Secretaria de Saúde, que fornece aparelhos auditivos à população, entra em nova fase nesta sexta-feira (31). Com início em abril de 2022, o Programa já forneceu cerca de 150 aparelhos e deve atender mais 12 pacientes na próxima semana. Com o projeto, o Governo Municipal visa zerar a fila de pacientes que aguardam pelo retorno da vida normal, uma vez que o programa irá fornecer ao longo do ano mais 150 unidades de aparelhos auditivos.

A fonoaudióloga Ana Cláudia de Souza, explica que os aparelhos irão atender necessidades específicas dos pacientes. “Os aparelhos auditivos têm uma potência diferente, de acordo com a necessidade do paciente, ou seja, varia de paciente para paciente. O aparelho auxilia no envio da mensagem ao cérebro do paciente, um processo que demanda de tempo para compreensão. Por isso, os pacientes são atendidos individualmente e recebem todas as orientações sobre os procedimentos corretos de utilização e reaprendizado do ouvir”, pontua.

Para colocação do aparelho auditivo, é necessário a realização do exame de audiometria, no qual avalia a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. Posteriormente, é feita a adaptação do aparelho para o paciente e a regulagem após 30 dias, como forma de acompanhar a evolução.

“O Programa é um sucesso ao longo desse um ano. Com certeza resgatou a alegria, a qualidade de vida, melhorou a comunicação e a interação social das pessoas”, destaca o Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. Os pacientes que já aguardam na lista de espera serão chamados gradualmente para serem atendidos.

“Aparelhos que, no mercado convencional, tem um custo de R$4 a R$10 mil, mas que graças ao Ouvir Penha, mudam a vida das pessoas sem quaisquer custos. Esse é mais um gol de placa do Governo Municipal e que com certeza mudou a vida de muitos moradores de Penha”, finaliza o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha