Projeto da Prefeitura e do MP pretende envolver os jovens nas questões da segurança pública
O Centro de Controle Regional de Tecnologia e Inovação, vinculado à Prefeitura de Barra Velha, apresentou ao Ministério Público local no último dia 7 um novo projeto que compõe as metas do setor – que responde pelo espaço de videomonitoramento municipal – para o ano de 2025, destacando a cidadania como eixo central. Segundo o prefeito Daniel Cunha (PSD), a apresentação evidenciou o compromisso do Município em implementar ações de grande impacto social, inclusivo e promissor para a comunidade.
A nova proposta intitula-se “Cidadania em Ação: Formação de Líderes Escolares para um Futuro Seguro”, iniciativa em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça, sob a coordenação do Promotor Francisco Ribeiro Soares. O projeto visa capacitar jovens líderes, promovendo uma formação cidadã e estimulando o envolvimento da juventude em questões de relevância social e segurança pública.
Desde 2023, o Centro de Tecnologia e Inovação tem atuado em parceria com o Ministério Público, promovendo reuniões mensais de prestação de contas e alinhamento de ações. Segundo o coordenador do centro, Everson Brandão, essa integração reforça a transparência, o comprometimento mútuo com o desenvolvimento sustentável e a cidadania.
O promotor Francisco Ribeiro Soares destacou que o trabalho conjunto reflete o compromisso em construir uma cidadania ativa, onde todos são agentes de transformação. Segundo ele, os projetos aplicados demonstram que a Prefeitura está determinada a melhorar a qualidade de vida local.
O prefeito Daniel ressalta que as metas 2025 e projetos como o “Cidadania em Ação” reforçam o compromisso de Barra Velha com uma sociedade justa e inclusiva, capacitando jovens e promovendo cidadania por meio da educação e parcerias para um desenvolvimento sustentável.
Imagem: PMBV / Arquivo.