Projeto Doação Legal é retomado em Barra Velha
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha retoma o projeto Doação Legal e comemora os bons resultados da ação. A iniciativa busca levar até quatro doadores de sangue voluntários, de todas as tipagens sanguíneas (principalmente portadoras do tipo O negativo, considerado doador universal), uma vez por semana ao Hemosc em Joinville. No ano de 2024, 210 pessoas participaram da ação, em 49 viagens realizadas. Para a secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, a retomada do serviço é um compromisso firmado com a comunidade. “Desde 2019 a secretaria se empenha em dar assistência aos doadores de sangue voluntários e é pensando em fortalecer essa parceria que daremos continuidade ao projeto”, comenta ela. Para fazer parte e se inscrever como doador voluntário é preciso entrar em contato com o número 47 99637-9447, apenas por WhatsApp, no horário das 8h às 12h da manhã e das 13h às 17h no período da tarde.
A responsável pela ação na cidade, Celisa Vetorassi, conta como vai funcionar a dinâmica do serviço: “Em parceria com o setor de transportes da saúde, vamos contar com um carro e motorista, exclusivos para levar até quatro doadores de todas as tipagens sanguíneas ao Hemosc de Joinville”, explica Vetorassi. Após o cadastro e agendamento no projeto da secretaria, os doadores deverão se apresentar na data escolhida com documentos pessoais (cédula de identidade, CPF e cartão SUS) no pátio da secretaria, localizada na Av Santa Catarina, nº 1443, no bairro Centro da cidade. A saída do veículo está prevista para às 07h30 da manhã, com retorno por volta das 12h. As idas ao hemocentro acontecem toda quarta-feira.
A doação é diferente para cada público. Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de 90 dias entre as doações, enquanto homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de 60 dias entre as coletas. Confira abaixo os requisitos necessários para ser um doador:
– Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
· Estar bem de saúde;
· Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
· Autorização dos pais no caso de doação de menores de 18 anos (entre 16 e 17 anos e 11 meses);
· Pesar mais de 50 kg;
· Não ser usuário de drogas;
· Não estar grávida ou amamentando;
·Não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
· Estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação;
· Portar documento original com foto;
· Não fumar duas horas antes da doação;
· Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
.
.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha