Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Projeto “Imagens que transformam” chega às escolas de Penha

O projeto educacional “Imagens que Transformam” estreou na cidade de Penha (SC) na última semana com a realização da oficina pedagógica para 9 professores da rede pública da cidade. A oficina representa o primeiro passo do projeto e leva capacitação técnica e educacional para que professores estimulem os estudantes a criarem campanhas de utilidade pública que incentivem atitudes positivas sobre a água, numa correlação com a saúde, com o lazer, com o consumo consciente e com as formas de garantir sua qualidade.

A iniciativa é realizada pela Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Penha e tem o apoio do Instituto Aegea, e de sua concessionária local Águas de Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo são oito cidades participantes: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).

“As escolas são ambientes de grande relevância na vivencia dos alunos, técnicos, gestores, para todos, inclusive para as famílias. Desenvolver um projeto como este em Penha, possibilita, por sua vez, ajudar a proporcionar bons resultados nos indicadores educacionais. Como empresa concessionária de serviço público um dos nossos focos é fortalecer a circulação do conhecimento e das artes no ambiente da escola colocando a escola na agenda contemporânea, por meio das crianças, que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

“O projeto cumpre uma função educacional importante, ao propor a discussão sobre uma gestão sustentável da água, ao mesmo tempo que capacita jovens alunos da rede pública para a linguagem publicitária por meio de campanhas de utilidade pública”, afirma Allan de Amorim, responsável pela produção da iniciativa.

O “Imagens que Transformam” é um projeto educacional que utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão. O primeiro passo são as Oficinas de Capacitação para professores da rede pública. Depois ocorrem as Produções Artísticas em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos. As produções passam pela etapa de Votação Popular e Comissão Julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade.

Na sequência ocorrem o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária. Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes. Para mais informações, acesse: https://imagensquetransformam.com.br/

Sobre o Instituto Aegea

O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em: https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/

Sobre a Flamingo Comunicação

Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br

 

Imagem: Águas de Penha