O projeto Musicar na Escola, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Penha, não cessou o aprendizado de seus alunos mesmo em tempos de quarentena. Os professores ligados ao projeto produziram até agora 21 vídeos com dicas e instruções sobre o aprendizado musical, que estão postados no Canal do YouTube.
De acordo com a coordenadora Aline Vice, todas essas vídeo-aulas estão nesse canal, e acabam também sendo replicadas nas redes sociais como o Instagram e o Facebook. Os professores já produziram vídeos sobre aprendizado de violão, teclado, musicalização infantil, dicas de músicas fáceis para violão e teclado, e ainda orientações sobre como trocar a corda e afinar o violão, como ler uma partitura e sobre o que é tablatura.
“A gente posta regularmente no Instagram e Facebook, e depois vai para o canal do Yutube”, detalha Aline. “E produzimos várias dicas sobre o melhor tipo de palheta, melhor tipo de teclado, e ainda o ukulelê”, detalha. A cada semana, são três vídeo-aulas. Os professores ficam disponíveis para orientar os alunos e num grupo, há interação com esses estudantes. Essa interação já garantiu mais de 460 visualizações às dicas postadas no canal.
Entre as dicas de violão, estão músicas do cancioneiro popular, como “Cai Cai Balão”, “Parabéns pra Você” e “O Cravo e a Rosa”, além de sucessos como “O Sol”, de Jota Quest, e “All Star Azul”, de Nando Reis, entre outros. Aline convida alunos e interessados em inscrever-se no canal – basta procurar “Musicar na Escola Penha SC” no Youtube, ou clicar neste link https://www.youtube.com/channel/UCe194i7kt3G-rOGOlNKruuQ se inscrever e acionar o sininho para receber atualizações.
O projeto Musicar na Escola oferece atividades sadias aos jovens no contraturno escolar: ensina a manifestação artística, incentiva talentos e promove a disciplina, a concentração e a criatividade. As aulas são gratuitas, e os professores convidam ainda para que os internautas curtam as páginas no Facebook e Instagram.
Aline e os professores destacam que o resultado obtido em 2019 foi muito positivo, superando a marca de mais de 2.100 alunos capacitados. Além das diversas apresentações musicais em escolas e eventos públicos, muitos alunos já demonstraram o domínio da técnica. Os professores inclusive têm postado vídeos do talento desses estudantes tanto no Facebook como no Instagram, e também na página oficial da Prefeitura de Penha no Facebook.