Pronto Atendimento de Balneário Piçarras atendeu 2.004 pessoas na alta temporada


PUBLICIDADE

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Balneário Piçarras registrou um expressivo número de atendimentos durante o período de alta temporada. Entre os dias 25 de dezembro e 3 de janeiro, foram atendidas 2.004 pessoas. O número supera em 513 pessoas o total de atendimentos prestados entre 25 de novembro e 3 de dezembro.

Os principais casos atendidos estão relacionados sintomas gripais, covid, pneumonia, amigdalite e outras doenças do sistema respiratório. Entre 25 de novembro e 3 de dezembro, houve 329 atendimentos, que registraram queda entre 25 de dezembro e 3 de janeiro, com 254 atendimentos. Durante a alta temporada, também são comuns os sintomas relacionados a viroses. Houve atendimentos para casos de diarreia, gastroenterite, colites, enterites virais, infecção intestinal, náuseas e vômitos, que podem aparecer algumas horas ou dias após o contato com o vírus e tem duração de 2 a 4 dias, no caso de adultos saudáveis.

Para evitar os sintomas gripais e amigdalite, é indicado não compartilhar objetos pessoais, evitar mudanças bruscas de temperatura e manter a higiene frequente das mãos. O mesmo se aplica para evitar viroses. “Uma das melhores medidas para evitar pegar uma virose é a lavagem frequente das mãos, que evita o acúmulo de vírus na pele e debaixo das unhas, que podem chegar facilmente ao organismo pela boca ou pelas vias respiratórias. Evite se expor ao sol nos horários mais quentes e busque utilizar roupas leves, beba bastante líquido, cozinhe bem os alimentos e fique de olho na carteira de vacinação”, enfatiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.

Somente entre os dias 25 de dezembro e esta quarta-feira, 4, o PA 24 horas atendeu 166 casos de náuseas e vômitos, diferentemente do período entre 20 de novembro e 3 de dezembro, que registrou 64 atendimentos. Entre o dia de Natal e esta quarta, houveram 105 casos de diarreia e gastroenterite. Já entre 20 de novembro e 3 de dezembro, 65 pessoas foram atendidas com esses sintomas.

“A Secretaria de Saúde está em alerta para possível surtos. Os nossos profissionais são capacitados para identificar e tratar os pacientes e as unidades de saúde bem como o PA possuem insumos e medicamentos para a realização do tratamento”, destaca a secretária de Saúde, Susana Perinotti.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras