A quarta-feira foi de trabalho intenso para as forças de resgate de Santa Catarina. Até às 18h, somente o Corpo de Bombeiros Militar de SC já havia realizado 399 atendimentos de ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingem o estado.
Em Barra Velha, logo no início da manhã, os bombeiros resgataram uma família ilhada na Rua Arnaldo Tavares, bairra Itajuba. A prefeitura, em comum acordo com os órgãos de apoio Bombeiros e Polícia, instalou um Gabinete de Crise no Município. A Escola do bairro São Cristóvão foi disponibilizada como alojamento para pessoas que necessitarem de um abrigo provisório, fornecendo alimentos e materiais de higiene pessoal.
Em Penha e em Navegantes, as prefeituras também montaram gabinetes de crise, ao se reunirem com Bombeiros Voluntários Militares e outras forças de segurança.
Em Balneário Piçarras, os impactos das chuvas foram mais acentuados no interior do município, onde diversos pontos foram afetados por alagamentos. A prefeitura irá reunir o Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) na manhã da quinta-feira(05), para atuar na coordenação dos esforços para enfrentar as consequências das chuvas que ainda estão por vir.
A previsão do tempo indica que nesta quinta haverá uma diminuição das chuvas, proporcionando um alívio temporário. No entanto, as expectativas meteorológicas apontam para um aumento no volume de chuva a partir de sexta-feira(06), embora o volume previsto para cair sobre Penha tenha diminuído consideravelmente nas atualizações mais recentes, devendo ficar em apenas 20mm, contra os 60mm previstos há três dias.
No sábado(07) então a chuva forte deverá retornar, com previsão de precipitação de 70mm para a região, mesma previsão para o domingo(08).
.