A alta do número de casos de dengue somada à Covid-19 e outras doenças respiratórias, como a gripe, tem tornado a situação caótica em unidades de saúde(UBS), Central da Dengue(CT) e Pronto Atendimento de Penha(PA), assim como ocorre em cidades vizinhas e hospitais de Santa Catarina. A última atualização no painel de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da noite deste sábado(13), indica a ocupação de 93,20% dos leitos no estado. O hospital Marieta Konder Bornhausen encontra-se com 70,59% de ocupação, o que significa que existem apenas cinco leitos disponíveis para todos os pacientes das cidades de toda a região de Itajaí.
Voltando à Penha, as reclamações são principalmente pela demora para a consulta médica no PA e na CT, onde os moradores relatam por diversas vezes que esperam mais do que três horas, além de outras circunstâncias diversas denunciadas. A situação crítica já dura aproximadamente dois meses, principalmente em decorrência de casos de dengue, e tende a tornar-se mais complexa em virtude das doenças respiratórias que também começam a surgir nos meses de outono e inverno. A influenza, por exemplo, historicamente demanda altos índices de internação. Importante salientar que já existem vacinas contra covid-19 e influenza, e que estão disponíveis na rede pública.
O Penha Online questionou a prefeitura de Penha referente a todas as reclamações, e recebeu a seguinte nota oficial: “Infelizmente todo o município está infestado de dengue – e todo o Estado, fazendo com que todos os equipamentos de saúde lotem e tenha uma espera maior que o esperado. Em números destacamos que apenas neste mês de abril, em 10 dias, foram 2.086 pacientes no Pronto Atendimento e 7.993 atendimentos, pois cada paciente passa por inúmeros atendimentos dentro do PA. Somente no dia 08 foram 287 pacientes e 843 atendimentos, fazendo com que a demanda seja muito maior devido a epidemia da dengue – apesar de termos a Central de Dengue funcionando há mais de um mês, muitas pessoas procuram o Pronto Atendimento primeiro. A título de informação, além dos pacientes do município, recebemos pacientes de municípios vizinhos – no mês de abril foram 159 atendimentos de Navegantes, 123 de Balneário Piçarras e 87 de Itajaí. Ressaltamos a importância do cidadão que estiver com sintomas sugestivos de dengue procure a Central de Triagem para que seja possível tratar conforme necessidade – caso o médico perceba a gravidade do paciente, ele encaminhará ao Pronto Atendimento”. Assista ao vídeo abaixo.
.