Na lista das cidades catarinense onde até bem pouco tempo a melhor referência para destino correto para o esgoto eram as fossas séptica, Penha está transformando esta situação em uma nova realidade. A rede de esgoto em implantação pela Águas de Penha no bairro Gravatá e na comunidade da Praia de São Miguel prevê tratar, até o final do ano, 11% do esgoto produzido no município, levando mais dignidade à população. A previsão é a universalização do serviço até 2030.
Como os trabalhos estão concentrados no bairro Gravatá, motoristas e pedestres precisam ficara atentos à sinalização das ruas onde existe algum tipo de intervenção para as obras do sistema de esgotamento sanitário. Para que o esgoto comece ser tratado, o sistema contará com um Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Gravatá), 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto, 1.444 metros de linhas de recalque (tubulações instaladas na saída de uma Estação Elevatória de Esgotos projetadas para trabalhar sob pressão), sete estações elevatórias e interligação a 1.298 domicílios ao sistema.
A rede de esgoto substituirá as fossas, enquanto as estações elevatórias têm o objetivo de transportar todo o esgotamento, bombeando-o para um ponto mais elevado até ser transportado ao tratamento. O andamento dos trabalhos, no entanto, depende das condições climáticas. Vilmar Pereira da Silva Junior, coordenador de operações da Águas de Penha, explica que o projeto do sistema de esgoto do bairro visa melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a valorização imobiliária e incentivar o desenvolvimento turístico local.
Ruas em obras para a implantação do sistema de esgoto no Bairro Gravatá
Rua Timóteo Perfeito Flores
Rua Basílio José de Souza
Rua Evangélica
Rua José Antônio Gaudino
Rua Benevenutti Laurentino
Rua Maria Julia Gaudino
Travessa Maria Julia Gaudino
Rua Hermógenes Aristides Aparício
Rua Evilário José Mendonça
Rua André Antonio Gaudino
Rua João José da Conceição
Obs: Os moradores e usuários também precisam ficar atendo aos logradouros sem dominação onde também existem obras na região
Imagem: Águas de Penha