Reforço: Bombeiros Militares recebem auto escada mecânica para auxílio em ocorrências na região


PUBLICIDADE

Nesta semana, o 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú, deslocou a auto escada mecânica (AEM) para demonstrações à equipe de plantão do 7º BBM, que compreende o trecho entre Itajaí e Itapoá. A auto escada foi adquirida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e é usada na região norte do estado e médio Vale do Itajaí. O equipamento foi confeccionado na Alemanha pela marca fabricante de caminhões Magirus, pesa aproximadamente 26 toneladas, e contém certificação europeia.

A viatura conta com cesto de salvamento capaz de suportar até 300 kg, elevador de resgate para três pessoas, sistema de combate a incêndio com canhão monitor de até 2.500 litros por minuto, gerador elétrico, guincho de 12 mil libras de capacidade, 35m de cabo de ancoragem, equipamentos diversos para busca, salvamento e resgate, tudo isso com um alcance vertical de 55 metros.

Após ser entregue para a corporação em 2022, passou por vistorias exigidas pela fábrica, plotagem e instalação de radiocomunicação. Durante as ocorrências, a auto escada mecânica pode ser operada por dois bombeiros habilitados. Tem autonomia de 8 horas ininterruptas sem necessidade de ser reabastecida neste tempo.

Conforme o tenente-coronel José Ananias Carneiro, comandante do 7ºBBM, essa demonstração da auto escada feita entre o 13º BBM e o 7ºBBM é ótima para manter os bombeiros atualizados, garantindo melhor eficiência no serviço, principalmente em casos que houver a necessidade de usar a auto escada, que é utilizada no Vale do Itajaí.

O equipamento já foi utilizado nesta última quinta-feira (20), em uma ocorrência de incêndio em um prédio em construção na cidade de Porto Belo, que foi combatido sem deixar vítimas.

.

.

Imagem: CBM/SC