Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Reservatório de água será construído em Navegantes e Estação de Tratamento de Água será instalada para amenizar o desabastecimento na cidade

A Prefeitura de Navegantes concluiu a licitação da construção de um reservatório de 3000 metros cúbicos de água potável para atender o bairro do Gravatá. De acordo com o processo licitatório, nº 178/2022, a empresa deve iniciar a obra imediatamente à assinatura da Ordem de Serviço, que aconteceu nesta quinta-feira. O reservatório será de aço vitrificado com base de concreto e elevará a capacidade de reservação de Navegantes dos atuais 2000 para 5000 metros cúbicos, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico do ano de 2014.

A empresa contratada deverá fornecer todo o material e executar todos os serviços necessários desde a montagem até a operacionalização do reservatório, atendendo todas as normas vigentes. O prazo estabelecido leva em conta todas as possíveis ocorrências, fortuitas ou não, devido a intempéries, chuvas, desembarcarão de equipamentos em alfândegas, ou outros que venham a causar atrasos na entrega do objeto, previsto já no edital da licitação.

O local de instalação do reservatório é a Rua José Romão e irá atender principalmente a demanda de Meia Praia e Gravatá. Os bairros foram escolhidos por serem, ao longo dos anos, as localidades que mais sofrem com a descontinuidade no fornecimento de água tratada. A implantação deste equipamento é uma demanda antiga da população.

Estação de Tratamento de Água

A Prefeitura também assinou contrato para instalação de uma estação compacta móvel de tratamento de água potável que ficará localizada no Bairro Pedreiras. A empresa tem prazo de 30 dias para iniciar o fornecimento. O objetivo da contratação é equilibrar o fornecimento de água em Navegantes, evitando a falta dela, principalmente nos bairros Meia Praia e Gravatá durante a temporada de verão. Atualmente a maior parte do fornecimento acontece via Semasa, saindo de Itajaí. Desta forma, por vezes, o final da rede ficava prejudicado.

“É importante destacar que este reforço de 50 litros por segundo estabiliza o fornecimento de água na Cidade, garantindo uma distribuição regular para todas as áreas do Município”, enfatizou o Prefeito Liba Fronza. Vale destacar que além da instalação da ETA, a Prefeitura de Navegantes também concluiu a licitação para construção imediata de um reservatório de 3000 metros cúbicos de água potável. Estas medidas visam amenizar os problemas de desabastecimento que sempre impactaram a vida da população, principalmente nas épocas mais quentes.

.

.

Imagem: Prefeitura de Navegantes