[VÍDEO] Resgatado há dois meses em Penha, Lobo Marinho volta ao mar após tratamento


PUBLICIDADE

No dia 22 de novembro de 2023, a R3 Animal, que executa serviços no Trecho 3 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, recebeu um Lobo Marinho do Sul, no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). O animal foi resgatado na Praia Grande, em Penha, pela equipe PMP-BS/Univali. Desidratado e com ausência de pelos e várias áreas ao longo do corpo, a reabilitação do lobinho durou dois meses, período no qual ele foi submetido a exames de sangue, ultrassonografia e recebeu uma alimentação balanceada, sempre monitorado pela equipe do PMP-BS/R3 Animal. Saudável e longe do barulho urbano, nesta semana ele encontrou as águas da Ilha do Xavier, localizada em frente à Praia Mole/Florianópolis, para seguir sua viagem de volta para casa. Assista ao vídeo abaixo, ao final da matéria.

“Ver ele voltar ao mar é uma alegria imensa para todos das equipes do PMP-BS/SC. A opção por realizar solturas no mar, utilizando embarcações, sempre são uma emoção à parte. Estar em contato com o mar e poder presenciar o retorno dos animais, que reabilitamos, ao seu habitat natural é uma sensação de realização”, afirmam integrantes do projeto.

Importante: Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Já a realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

.

.

Imagem: @associacaor3animal / @univali_penha