Principal programa de incentivo à igualdade racial no ambiente empresarial do país, o Respeito dá o Tom – que tem o objetivo promover a equidade de oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas – ganha força na Águas de Penha.
O programa trabalha para que os ambientes na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito. Lançado em 2017, desenvolve todas as áreas e funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam.
De acordo com a coordenadora corporativa do programa Respeito dá o Tom, Keilla Martins, em quatro anos o programa evoluiu rapidamente, ampliando a conscientização sobre a igualdade racial no mercado de trabalho. Através de comitês, o programa promove rodadas de conversas, palestras, fóruns e desenvolve outras ações voltadas para o combate ao racismo de forma geral.
Em Santa Catarina o programa tem a coordenação de Maria Luiza Ferreira. Ela ressalta que os negros lutaram muito para obter as conquistas atuais, mas reforça que ainda há muitas batalhas a serem vencidas.