A enxadrista de Penha, Mariana Nara da Costa, de 13 anos, fez história no Mundial Escolar disputado no Rio de Janeiro, na última semana. Contemplada no Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes de Penha e aluna da Escola Municipal Rubens João de Souza, Mariana conquistou a quarta colocação na modalidade de xadrez, na competição que reuniu mais de 2 mil atletas de 46 países.
O treinador da modalidade da prefeitura de Penha, Maico da Costa, também foi convocado e destacou o resultado: “Mariana fez bonito competindo com atletas de diversas nações, enfrentando atletas da China, Armênia e México. Foi um resultado histórico para o município de Penha e a medalha passou muito perto. O caminho iniciou nos Jogos Escolares de Penha, passou pela microrregional da região da AMFRI, pela etapa Estadual (Jesc 12 a 14), pelos Jogos Escolares Brasileiros, Sulamericano Escolar e chegando ao máximo, que é o Mundial Escolar. Agradeço primeiramente a Deus, ao Governo Municipal de Penha que acreditou no xadrez como uma ferramenta de transformação, a todos os apoiadores e a Vetter Empreendimentos que apoia a atleta Mariana. Era um sonho, que graças a todo esse apoio se tornou realidade”, diz Maico.
Mariana frisa a felicidade em representar o município e agradeceu o apoio recebido: “foram dias inesquecíveis. Além de competir com atletas de alto nível de todo o mundo, vivenciar e compartilhar experiências com outras culturas é recompensador. É olhar pra trás e ver que todo o esforço valeu a pena”, diz.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, parabenizou Mariana e Maico pelo resultado: “esse resultado foi histórico. Ver a Mariana com a bandeira de Penha, representando a nossa querida cidade, me deixa muito feliz e orgulhoso em ver o Governo Municipal fazendo parte da vida dela e do nosso grande treinador, Maico. Ficamos sempre à disposição e sempre na torcida”, destaca.
.
.
Imagem: Prefeitura de Penha