Os 7km de extensão da Avenida Nereu Ramos, em Balneário Piçarras, agora contarão com lixeiras instaladas ao longo da via. Serão 116 unidades produzidas em madeira e comportará materiais recicláveis, não recicláveis e local para descarte de bituca de cigarro. A instalação das lixeiras é uma das ações previstas no projeto Recicla Aí.
As lixeiras serão produzidas em madeira itaúba, galvanizadas a fogo e com parafusos inox para garantir alta durabilidade do material. As lixeiras também serão acompanhadas de árvores nativas de médio porte, como o ipê amarelo e a quaresmeira.
Além da Avenida Nereu Ramos, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema), de Balneário Piçarras, prevê em uma próxima etapa a instalação de outras 50 lixeiras em todo o trecho Bandeira Azul, no entorno do ginásio Figueirão e na Praça de Todas as Idades.
“Já possuímos uma amostra das lixeiras, estamos apenas aguardando a validação da compra pelo Ministério do Meio Ambiente para iniciarmos as produções”, explica o presidente da Fundema, Marcos Zaleski.
O custo unitário para a fabricação e instalação das lixeiras é de R$ 398,00 adquiridas através de licitação de menor preço global e com recursos do Recicla Aí. O projeto foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.