Sábado (30) é Dia D para vacinação contra a gripe e o sarampo; confira atendimento nas UBS de Penha, Balneário Piçarras, Navegantes e Barra Velha


PUBLICIDADE

Este sábado (30) será marcado pelo Dia D, de mobilização estadual, das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo. Nesta data, os municípios catarinenses vão disponibilizar diversos pontos de vacinação para imunizar a população contra as duas doenças. Serão vacinados contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos; e contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde.

Em Penha todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão com suas portas abertas, de 8h às 17h, para imunização da população alvo das duas campanhas.

Em Balneário Piçarras o atendimento também acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 17h. O Zé Gotinha e o Turisminho, mascote da Secretaria Municipal de Turismo, são presenças confirmadas para entreter o grupo infantil.

Em Navegantes, ao todo, 12 unidades de saúde atenderão a população, das 8h às 17h: UBS Central, Meia Praia, Machados, Nossa Senhora das Graças, Verde Mar, São Domingos II, São Pedro, Centro Integrado de Saúde (CIS) no Gravatá, UBS Escalvadinho, Volta Grande, São Paulo
e Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA). As UBSs Central, Meia Praia, Nossa Senhora das Graças e Verde Mar também aplicarão as vacinas de rotina e contra o sarampo.

Em Barra Velha, as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, de 8h às 16:30h.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios que tiverem doses extras da vacina contra a gripe podem aproveitar a data para antecipar a vacinação dos demais grupos prioritários da Campanha, que inicia no próximo dia 2 de maio. Desta forma, é importante que a população se informe junto a Secretaria de Saúde do seu município sobre os grupos, locais e horários de vacinação.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho, ressalta que o dia D é uma excelente oportunidade para colocar a vacinação em dia. “Pedimos que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não foram imunizadas aproveitem o sábado para colocar a caderneta em dia. Tanto a vacina contra a gripe quanto a do sarampo são seguras e essenciais para evitar complicações e, até mesmo, a morte por essas doenças”, esclarece a gerente.

A partir de segunda-feira, dia 2 de maio, começa uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe e pessoas dos demais grupos prioritários também poderão ser imunizadas contra a doença, como:
-Gestantes e puérperas;
-Indígenas;
-Professores;
-Pessoas com comorbidades;
-Pessoas com deficiência permanente;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores do transporte coletivo;
-Trabalhadores portuários;
-Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
-Funcionários do sistema prisional;
-População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Na Campanha de Vacinação contra a gripe está sendo utilizada a vacina contra influenza trivalente, que protege contra três subtipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.

Com relação ao sarampo, a partir do dia 2 de maio, continuam sendo vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos com uma dose da vacina tríplice viral (VTV), independentemente da situação vacinal. Além de proteger contra o sarampo, a vacina tríplice viral (VTV) protege contra a rubéola e a caxumba.

As Campanhas de Vacinação contra a gripe e o sarampo continuam até o dia 3 de junho. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários de vacinação devem procurar um ponto de vacinação o quanto antes.

 

Imagem: Agência Brasil