O executivo de Penha assinou o Projeto de Lei que institui a criação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município, sem definir prazo para tornar o serviço ativo.
O Projeto de Lei nº 3.289/2021, aprovado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, autoriza a implantação do CAPS no município de Penha, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir atenção integral às pessoas portadoras de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.
O CAPS prestará atendimento clínico diária, segundo o secretário de saúde, Rodrigo Renan Medeiros. “O nosso CAPS em Penha, funcionará como um hospital, oferecendo diversos serviços médicos para os pacientes, prestando assistência em saúde mental. Além de preservar e fortalecer os laços sociais do paciente, buscando a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais”, explicou.
Os serviços ofertados pelo CAPS serão destinados prioritariamente às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.