A Defesa Civil de Balneário Piçarras começa na próxima segunda-feira, 26, o cadastro das famílias atingidas pelo ciclone do dia 10 de agosto, para fins de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Governo Federal reconheceu na última terça-feira, 20, o Decreto de Emergência 445/2022, assinado pelo prefeito Tiago Baltt no dia 11 de agosto. Em Penha, o Penha Online conversou sobre o assunto com o secretário de Administração, Duda Bueno, que afirmou buscar nesta tarde informações sobre a liberação para o município penhense.
Voltando a Balneário Piçarras, o cadastro começa segunda e segue até sexta-feira, 30, na sede da Defesa Civil do município, localizada na Rua Vereador João Figueiredo, 1194, no Centro. Os moradores devem levar os originais e fotocópias do comprovante de residência, RG e CPF. Depois, a equipe da Defesa Civil analisará caso a caso e fará a inclusão no sistema do município. A Defesa Civil fará os atendimentos das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Após os cadastros, toda a documentação será encaminhada à Caixa Econômica Federal de Balneário Piçarras, que fará a atualização de saque no Aplicativo FGTS, na aba “Calamidade Pública”. O APP está disponível para os sistemas Android e IOS e o limite de saque ficará em torno de R$ 6 mil.
Os ventos fortes atingiram a região no início da manhã do dia 10 de agosto. Balneário Piçarras registrou danos materiais em 824 casas, levando transtorno para mais de 3200 moradores, segundo dados da Secretaria de Assistência Social. Os maiores danos foram relacionados a destelhamentos, quedas de muros e árvores. Também houve registro de danos em órgãos e espaço públicos. O portal de acesso a cidade foi destruído pelos ventos fortes.
Com o reconhecimento do Decreto Municipal 445/2022, os moradores poderão fazer o saque do saldo do FGTS como forma de auxiliar na reconstrução dos bens destruídos pelo ciclone. No dia do evento climático, a Defesa Civil começou a efetuar o cadastro das famílias que receberam as mil telhas de fibrocimento encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil de Balneário Piçarras por meio do telefone 3345-0702, em horário comercial.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras