Saúde de Balneário Piçarras promove ações de conscientização da Campanha Novembro Azul


PUBLICIDADE

Em alusão à Campanha Novembro Azul, mês dedicado a conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde realizará ações voltadas à saúde do homem.

A programação teve início na última sexta-feira, dia 1º de novembro, com uma roda de conversa sobre o tema na Associação Perpétuo Socorro. A ação contou com a participação de homens e profissionais de saúde.

A próxima atividade do Novembro Azul está prevista para o dia 11, na UBS Nossa Senhora da Paz, às 18h, onde os homens poderão participar de uma palestra com um enfermeiro, além de receber cortes de cabelo e barba. A programação será encerrada no dia 27 com uma palestra na UBS Santo Antônio, às 17h, aberta ao público.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, serão oferecidos em todas as UBS os exames de PSA e ultrassonografia (USG). O exame de PSA é um exame de sangue que identifica possíveis alterações na próstata, enquanto o USG é um ultrassom, realizado de forma abdominal ou retal, que também detecta alterações. Os exames são destinados a pacientes acima de 50 anos, que devem passar por atendimento médico para solicitar os exames.

O Câncer de próstata
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, com cerca de 71.730 novos casos estimados anualmente para o triênio 2023-2025. É a segunda causa de morte por câncer na população masculina, principalmente afetando homens a partir dos 60 anos, além de ter como fatores de risco histórico familiar e obesidade.

Os principais exames para diagnóstico são o PSA, que mede o antígeno prostático específico no sangue, e o toque retal, que avalia características físicas da próstata. Esses exames são fundamentais na investigação de suspeitas de câncer. É crucial que homens procurem assistência médica ao notarem sinais ou sintomas suspeitos para garantir um diagnóstico adequado, que pode incluir exame histopatológico.

Imagens: PMBP / Divulgação.