O Programa de Controle e Combate à Dengue promove um mutirão de limpeza do Cemitério Municipal Jardim das Azaleias nesta sexta-feira, 18. A ação será realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, instituído no dia 19 de novembro. No sábado, a equipe realizará a panfletagem com cartilhas informativas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, nos semáforos da Avenida Emanoel Pinto, Avenida Getúlio Vargas e Rua João de Deus Carvalho.
Diversas ações foram promovidas ao longo do ano para combater a proliferaçãodo mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. Foram promovidas 63 pulverizações localizadas e duas pulverizações gerais, que contemplaram diversas áreas do município com auxílio da Vigilância Sanitária do Estado. Foram notificados mais de 300 de terrenos com acúmulo de lixo e vegetação alta, além da limpeza de 24 terrenos de maneira parcial e 36 de maneira completa, junto à 58 notificações de piscinas sem tratamento e ao recolhimento de mais de 1200 pneus. Para conscientizar a população mirim de Balneário Piçarras, foram realizadas mais de 60 palestras explicativas nas unidades escolares.
O Programa de Controle e Combate à Dengue atua diariamente em visitas domiciliares e verificação de armadilhas espalhadas pelo município, com uma equipe de 22 pessoas que trabalham com um carro e 15 motos. Já foram realizados outros dois mutirões de limpeza no cemitério em 2022.
Números atualizados
Até esta quarta-feira, 16, Balneário Piçarras confirmou 83 casos de contágio da dengue, dos quais 66 foram contraídos em Balneário Piçarras e 17 em outras localidades. Há o registro de 745 focos positivos do mosquito, com a realização de 297 bloqueios de transmissão.
Evite o mosquito
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Atente-se aos sintomas
A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras