A Secretaria de Saúde de Penha acaba de adquirir um aparelho de Emissões Otoacústicas portátil, permitindo que o município realize o teste da orelhinha. Eles serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde, sempre no período vespertino, mediante agendamento promovido pela regulação da municipalidade.
“Esse é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Agora, nós também vamos oferecer em Penha, elevando a comunidade das mamães e das famílias”, cita o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
A enfermeira responsável pela Multiprofissional de Penha, Elenir Catarina Machado Francion, acrescenta que o teste é “fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê”. Em alguns casos, pode ser recomendado que o teste seja repetido após 30 dias, principalmente quando há maior risco de alterações auditivas, como no caso de recém-nascidos prematuros.
O secretário de Saúde, reforça que a compra do equipamento resulta na oferta de mais serviço essencial disponibilizada na rede municipal. “Um importante teste que tem por objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez”, finaliza.
Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala. Assim, por meio do teste da orelhinha, o fonoaudiólogo avaliar a capacidade auditiva do bebê e, caso seja necessário, indicar o início de tratamento específico.
Imagem: Prefeitura de Penha