Com o objetivo de capacitar as equipes de saúde bucal e aprimorar ainda mais a assistência odontológica da rede de atenção primária, a prefeitura de Penha deu início nesta sexta-feira (22), a uma série de capacitações para odontólogos e auxiliares em saúde bucal. O primeiro encontro ocorreu no auditório da policlínica municipal com o tema “Periodontia, nova classificação das doenças periodontais”, com o odontólogo Felipe da Silva Peralta.
Os profissionais envolvidos aproveitaram o momento para atualizar os conhecimentos, trocar experiências e tirar dúvidas diante de situações que possam acontecer diariamente. O coordenador do Programa de Saúde Bucal de Penha, o odontólogo Jaison de Oliveira, explica que a discussão sobre o primeiro tema é fundamental para a equipe.
“Os sistemas de classificação permitem que possamos possam ir ao encontro das necessidades dos pacientes, uma vez que são o resultado do estudo das doenças, de como as doenças se desenvolvem no organismo e do tratamento delas”, pontua.
O conteúdo programático será abordado em cinco principais tópicos solicitado pelos profissionais odontólogos da rede pública de Penha. No dia 6 de outubro, o tema abordado será “Farmacologia e Anestesiologia”; no dia 20, “Estomatologia e Cirurgia” e no dia 27, “Biossegurança, controle de infecções em ambiente odontológico”. A última capacitação será no dia 24 de novembro com o tema “Odontopediatria e Cariologia”
O Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, destaca que a maioria das capacitações ocorrem no mês de outubro em comemoração ao dia do cirurgião dentista.
“A proposta é proporcionar ainda mais conhecimentos aos nossos profissionais e sempre valorizá-los. O Governo Municipal investe sempre nos nossos profissionais, sabendo que o resultado será ainda melhor lá na ponta, que são os nossos moradores, nossos pacientes que utilizam o SUS”, finaliza.
Imagem: Prefeitura de Penha