Saúde oficializa contratação de 2.600 castrações para os próximos doze meses em Penha
A Secretaria de Saúde de Penha finalizou o processo de contratação de empresa especializada para realização do serviço de castração de cães e gatos – para o período dos próximos doze meses. O investimento na política municipal do controle de natalidade dos animais é de R$ 545 mil, que serão destinados a realização de 2.600 procedimentos.
“A castração de cães e gatos tem a função de controle da reprodução destes animais, com sua importância reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como um dos métodos indicados para ações de equilíbrio populacional, pois reduz a taxa de natalidade, as crias indesejadas e previne o abandono”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
Com a homologação do contrato, a equipe municipal trabalha na elaboração do calendário de atendimentos para os próximos três meses – datas que serão confirmadas nos próximos dias. Todos os procedimentos cirúrgicos ocorrerão no Pet Container, instalado junto a Unidade Básica de Saúde da localidade do Mariscal. “Nos próximos dias daremos ampla publicidade as datas dos mutirões e as formas de participar”, acrescenta o secretário
Algumas regras, no entanto, já estão definidas: as castrações ocorrerão somente em animais sem raça definida, com idade entre 6 meses e 8 anos de idade, estar em boas condições de saúde e ter no mínimo 3 kg e no máximo 25kg. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia. “Nosso foco é controlar a natalidade constituindo pilares por meio de um programa moderno, respeitando os animais e refletindo em ganhos diretos na saúde pública e ambiental”, encerra Rodrigo.
Imagem: Prefeitura de Penha