Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

SC investiga suspeita de casos de Flurona em SC; transmissão comunitária de Ômicron foi confirmada no estado

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) investiga nove casos suspeitos de “flurona”, infecção simultânea de uma pessoa pelo coronavírus (Covid-19) e pelo vírus influenza (gripe). Os casos suspeitos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e enviados para o Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina e também Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ) para confirmação ou descarte. Até o fim da tarde de ontem (terça, 04), não havia casos confirmados em SC.

Flurona foi o nome dado para a coinfecção pelo coronavírus e vírus influenza, ou seja, a infecção simultânea de uma mesma pessoa por esses dois vírus. No estado de Santa Catarina há, neste momento, a circulação de ambos os vírus, o que pode ocasionar a coinfecção.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina esclarece que a coinfecção Covid-19 e gripe pode ocorrer sempre que houver a infecção simultânea de uma pessoa por qualquer variante do coronavírus, com qualquer subtipagem do vírus influenza.

Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; isolamento em caso de sintomas respiratórios; e ventilação de ambientes. A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter essas medidas para a prevenção tanto da Covid-19 quanto da gripe.

Santa Catarina tem 54 casos confirmados da Ômicron: Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (42), Jaraguá do Sul (1), Palhoça (2), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1), São José (2) e um (01) em investigação.

Os casos foram identificados pelo LACEN/SC, através da técnica RT-qPCR de inferência, e confirmados por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Outros 178 testes seguem aguardando resultado.

Ainda na semana passada, a SES já havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron no estado, ou seja, já não é possível identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando no estado e a transmissão ocorre independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais fora do estado com transmissão da Ômicron.

Assim, a SES orienta que a população reforce os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão da Covid-19, com o uso de máscara, o distanciamento social, a higienização constante das mãos com água e sabão ou então com uso do álcool em gel 70% e a manutenção dos ambientes arejados. Além disso, orienta que o esquema vacinal contra a doença seja concluído.

 

Imagem: Agência Brasil / NIAID