Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, no decorrer das próximas horas, a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo volta a aumentar a partir do Grande Oeste, e se estendendo para as demais regiões durante a madrugada deste domingo(08). O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores, e o indicativo de altos volumes de chuva no domingo permanece.
Por conta dos altos acumulados de chuva registrados nas últimas horas, diversos rios registram enxurradas e inundações graduais pelo estado. A Defesa Civil de SC emitiu alerta hidrológico para inundação em vários rios do estado, inclusive para o Alto Vale do Itajaí, cuja previsão é que o nível do rio Itajaí em Rio do Sul fique entre 13 e 14 metros, afetando horas mais tarde diretamente os municípios no percurso até desembocar no mar, entre Itajaí e Navegantes.
Santa Catarina tinha até 17h – última atualização da Defesa Civil – 93 municípios com ocorrências em virtude das condições meteorológicas. Já ocorreram duas mortes em decorrência das fortes chuvas, sendo uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.
Devido às formações geológicas apresentarem níveis de saturação do solo com as chuvas registradas em todo estado, as condições de estabilidade das encostas apresentam níveis de Observação para municípios do Litoral Norte.
Após reunião técnica com a Defesa Civil na tarde deste sábado(07), o Governador do estado determinou o fechamento da comporta C4 da Barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A decisão veio após a avaliação técnica de que a barragem poderia perder a operação por conta do alto volume armazenado no equipamento, porém a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de chuva e os impactos que poderão ser causados nas cidades do Vale do Itajaí.
.
.
Imagem: Defesa Civil/SC