A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Penha deu início nesta semana à implantação do sistema informatizado que possibilitará a emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, com o objetivo de desburocratizar a liberação desse documento e facilitar vários procedimentos para os contribuintes locais.
De acordo com a secretária de Fazenda, Susana Perinotti, todo o serviço será ‘online’, e o início da emissão será nas próximas semanas – os procedimentos para elaborar a nota no site oficial do Município e a data em que o serviço efetivamente começa a ser prestado serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
“Estamos implantando essa nota eletrônica não apenas porque ela desburocratiza e facilita ao contribuinte, mas também porque assim evitamos que os cidadãos tenham que se deslocar até a Secretaria da Fazenda, neste momento de controle e contenção de riscos evitando a disseminação decorrente do Covid-19”, informa o prefeito Aquiles da Costa.
Além da nota ‘online’, a Fazenda também iniciará nos próximos dias o atendimento presencial por agendamento, outra estratégia para manter o distanciamento social necessário e orientado pelos organismos de saúde.
Susana aponta que além de possibilitar regularização com o fisco aos contribuintes, a documentação eletrônica otimiza processos, reduz erros e aumenta produtividade, além de simplificar obrigações acessórias e oportunizar maior controle financeiro. A redução do consumo de papeis é outra vantagem, além da economia de espaço para armazenamento de documentação.