Secretaria de Educação de Penha investe em formação de professores e entrega de acervo literário


PUBLICIDADE

Segundo a Prefeitura de Penha, em outubro a Secretaria Municipal de Educação de Penha, proporcionou um grande presente para todos os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino, incentivando a literatura infantil nas unidades escolares. A interação da criança com livros e histórias possibilita que elas exercitem suas subjetividades e emoções, o que contribui com a construção de uma identidade cultural pautada nas relações consigo, com o outro e com o mundo.

Valorizar a leitura desde a primeira infância é estimular a produção de conhecimentos para além dos hábitos culturais básicos, é realizar a mediação e ampliação do repertório sociocultural da criança. Os livros infantis, através de seus atrativos linguísticos e imagéticos, colocam em pauta situações análogas à realidade das crianças e promovem a discussão sobre seus sentimentos, sobre valores, sobre fantasias e sobre o imaginário.

Para que esses temas se sobressaiam no campo de interpretação das crianças no espaço pedagógico, é necessário que haja o engajamento efetivo dos professores.

A formação dos professores para atuarem com a Mediação de Leitura foi ministrada pela professora Patrícia Constâncio, com formação e vasta experiência na área da Literatura. A participação efetiva dos professores em cada etapa do curso demonstrou o quanto esse tema é valorizado nas unidades e o quanto produz sentidos maravilhosos na ação pedagógica.

Em relação ao acervo, a coletânea é composta de cerca de 850 obras, com variados livros cartonados, sonoros, de pano e com histórias para incentivar o trabalho pedagógico e o desenvolvimento das crianças. O acervo literário é um tesouro a ser explorado e tem como objetivo apoiar, incrementar e fortalecer o trabalho pedagógico, além de desenvolver o gosto e o hábito da leitura.