O ensino escolar é uma das principais vítimas da pandemia que abala todo o mundo atual, e em Penha não é diferente. Para que as crianças não percam o ano escolar, a Secretaria de Educação de Penha tem implantado diversas iniciativas, como a plataforma Educa Penha, a Biblioteca Digital, o Positivo On e as vídeo-aulas, com objetivo de que mesmo em isolamento e em casa, os jovens continuem estudando.
No entanto, para que essas ações tenham sucesso, a participação dos pais é fundamental. “São os pais e responsáveis que conseguem garantir que os alunos acompanhem de fato as aulas digitais, façam os exercícios propostos, estudem e também são eles que auxiliam solucionando dúvidas, ou buscando mais esclarecimento com os professores”, explica a secretária de educação de Penha, Deise Izonete de Souza.
Para que os pais estejam envolvidos com essas atividades e também tirem dúvidas com os professores, foram criados grupos de whatsapp para cada turma. “Através do whatsapp, os pais conversam diretamente com os professores de seus filhos, e ficam a par das ações da Secretaria, como a distribuição do Kit da Alimentação Escolar, quando haverá nova vídeo-aula, e outras novidades”, relata Deise.
No entanto, há muitos pais que não estão nesse grupo de whatsapp, nem procuraram contato com a escola. Para garantir sua participação – e dos seus filhos – na vida escolar durante a pandemia, a Secretaria de Educação de Penha está realizando uma Busca Ativa, procurando contato com cada pai e mãe registrado nas escolas. A iniciativa faz parte da Campanha Regional de Incentivo às famílias para as Atividades Não Presenciais, desenvolvida pela AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí), que visa incentivar a parceria com as famílias dos estudantes, e estreitar os laços com os pais dos alunos dentro da comunidade escolar.
“Estamos fazendo essa busca por telefone, por whatsapp, por email e indo até nas casas se preciso. Nossa maior dificuldade é quando algum desses contatos mudou e não foi atualizado na secretaria da unidade escolar”, conta a assessora da educação, Valdinéia Bortolatto. Por isso os pais que ainda não fazem parte dos grupos de whatsapp da turma dos seus filhos, devem buscar contato com a sua escola, e fazer esse cadastro. Os pais que não tiverem acesso à internet poderão usar o wi-fi das escolas e da biblioteca municipal, que será aberto em cada localidade e bairro da cidade. Através de um protocolo de segurança, poderá ser agendadas também visitas a própria escola ou biblioteca.
Conforme a legislação brasileira, mesmo durante a pandemia, garantir o acesso à educação dos filhos é uma obrigação dos pais, e estes estão sujeitos a penalidades previstas em lei em caso de omissão.
SE VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ CADASTRADO EM NENHUM GRUPO DE WHATSAPP DA ESCOLA DE SEU FILHO, ENTRE EM CONTATO POR TELEFONE OU NOS ENDEREÇOS ABAIXO: