A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras reforça aos pacientes que procurem a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para atualizarem seu cadastro – principalmente o número de telefone. Segundo o setor de Regulação da Secretaria, a dificuldade em encontrar os pacientes para confirmação das datas dos exames tem aumentado.
“Muitos pacientes não estão sendo localizados pelo telefone informado em seus cadastros preenchidos nas Unidades de Saúde. Nas últimas semanas, por exemplo, tivemos muitos problemas com ultrassom de gestantes, que deixaram de ser agendados pela não localização da paciente”, detalha a auxiliar administrativa da Secretaria, Maria de Fátima Pedro.
De acordo com a secretária de Saúde, Bruna Emanuele Machado, o cadastro também pode ser atualizado durante a visita das agentes comunitárias de saúde. “Se não conseguimos o contato, avançamos na lista. Por isso, ainda pedimos que façam contato conosco, já que ainda é possível realizar o exame”, orienta.
A secretária ressalta ainda que a desatualização pode afetar, inclusive, a regularidade da prestação de muitos mutirões de exames. “Quando um profissional se credencia com o município para realizar um determinado exame ou consulta, ele pactua um determinado número de atendimentos. Com o excesso de faltas acaba se tornando inviável financeiramente para esse profissional prestar serviço com o município, o mesmo se descredencia e ficamos sem esse profissional e/ou exame por longos períodos até outro profissional se interessar – gerando um aumento na espera”.
O Conselho Municipal de Saúde de Balneário Piçarras (COMUSA), em reunião ordinária realizada no último dia 27 de maio, aprovou um novo critério para exclusão de pacientes das listas públicas de exames, consultas e cirurgias. Agora, após três contatos telefônicos frustrados da Central de Regulação da Secretaria de Saúde e uma visita do Agente Comunitário de Saúde o paciente será automaticamente retirado da lista.