A Prefeitura de Penha afirma que a Secretaria Municipal de Saúde está reestruturando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. As reformas são de melhorias como reparo nos telhados, troca de piso, ampliação de salas, pintura, entre outros.
Segundo o secretário de saúde, Rodrigo Renan Medeiros, foi finalizada a reforma da Central de Esterilização de Penha. Antes, o material era esterilizado em outros locais distantes.
“Dentre as ações de melhorias que estamos realizando nas unidades de saúde de Penha, a Central de Esterilização na UBS Nossa Senhora de Fátima, foi finalizada. Na unidade, teremos um enfermeiro e um técnico de enfermagem trabalhando 12 por 36 horas, ou seja, sete dias por semana, esterilizando todo o material do município”, explicou.
A UBS São Cristóvão também já foi reformada, inclusive com pintura específica para a sala de vacina, possibilitando a oferta da vacinação na unidade. A UBS Gravatá ainda está em processo de reforma, alterando o horário de funcionamento, das 8h às 14h, para que a equipe possa trabalhar dentro da unidade.
A UBS Santa Lídia recebeu a estruturação da calçada de acesso à unidade. A UBS Mariscal receberá a ampliação de salas. Todas as UBS estão recebendo melhorias e reformas nos telhados, evitando problemas de infiltração.
A partir das próximas semanas, o Pronto-Atendimento de Penha também receberá melhorias. “Estamos reestruturando todas as unidades de saúde do nosso município, algumas precisam da ampliação das salas, outras precisam trocar o ecoplex do chão, além das pinturas e demais reformas internas”, disse o secretário de saúde.
A previsão é que as reformas das unidades sejam finalizadas ainda neste ano. A Secretaria de Saúde adquiriu para as unidades equipamentos, como macas ginecológicas, cadeira de coleta, macas tradicionais, carrinho de medicação, entre outros itens.
“Estamos com uma licitação de móveis em andamento, então também vamos reestruturar a parte de mobília das unidades para deixá-las 100% prontas. Então, acredito que até janeiro, esteja tudo finalizado”, explicou.
A Secretaria de Saúde adquiriu 17 computadores novos e mais três carros, sendo um deles para o Departamento de Vigilância. Além disso, existe uma licitação em andamento para aquisição de bicicletas que serão utilizadas pelas agentes de saúde para a visitação dos moradores em casa.
Ao todo o município dispõe de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nove equipes de saúde, já que na Central trabalham duas equipes. Todas as UBS, possuem dentistas e auxiliar de dentista, disponíveis para atender os pacientes.