Secretaria de Saúde de Penha prepara fechamento da Central do COVID-19


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Penha comunica que nos próximos dias vai encerrar os atendimentos na Central do Covid-19. A decisão é baseada nos recentes decretos estaduais e na redução de casos da doença no município. Pessoas com sintomas da doença deverão procurar as Unidades de Básicas de Saúde (UBS´s) ou o Pronto Atendimento 24h.

“Neste momento, não há justificativa para mantermos a Central Covid-19 aberta, uma vez os dados estatísticos nos mostram um declínio na procura e nos casos positivos. A demanda existente será assumida peça nossa atual estrutura”, explicou o secretário Rodrigo Medeiros. A data oficial do fechamento será anunciada na próxima semana.

Desde sua implantação, em março de 2020, a Central do Covid atendeu 53.158 pacientes (56,30% mulheres e 43,70% homens). O último boletim epidemiológico de Penha, publicado nesta sexta-feira, 18, aponta que não há casos suspeitos na cidade e três pacientes estão tratamento.

O secretário reforça, ainda, que Penha está preparada tecnicamente para receber os casos suspeitos em suas demais unidades, especialmente no Pronto Atendimento 24h. “Vamos redirecionar os recursos da Central do Covid para outras áreas da saúde, dando maior ênfase, por exemplo, na demanda de exames mais complexos”, finalizou.

Desde o início da pandemia, 8.762 pessoas contraíram a doença. Foram 8.652 pacientes recuperados e 107 óbitos. Em termos de imunização, a cidade já imunizou 28.816 pessoas com a primeira dose e 24.677 com a segunda. Até agora, 8.453 pessoas tomara a dose de reforço, essencial para aumento dos anticorpos.

 

Imagem: Prefeitura de Penha